Por se o primeiro post de “Perdeu Playboy”, vale uma explicação.

perdeuplayboy

Aqui vamos ver alguma coisa que já passou e que por algum motivo vc perdeu, talvez idade? Talvez dinheiro? Timming? Sei lá, mas seja o que for vc não viu e nós achamos interessante que vc tenha acesso.

Hj o “Perdeu Playboy” é sobre a TROPA ALFA.

Calphaflight12riada por John Byrne e no Brasil apareceu pela primeira vez em dezembro de 1982 no Almanaque do Hulk nº 09 pela RGE.

A ideia era uma resposta canadense aos Vingadores, ou seja, ter uma equipe heterogênea que se juntou para combater um grande mal, neste caso a missão era ir atrás do Wolverine (esqueceu que o nosso carcaju preferido é “Canadense”?).

A ideia geral era que essa equipe fosse só um pano de fundo na história do Wolverine, mas não se sabe se por causa do carisma, do lápis ou argumento, ou ainda como eu sempre digo, por causa da “conjuntura universal”, o grupo pegou. e lá fora pediram mais edições.

Aqui no Brasil as histórias desse primeiro volume não foram todas publicadas, mas cerca de 90 das 130 edições saíram em diversas revistas, como X-Men, Superaventuras Marvel, Capitão América e Grandes Heróis Marvel (a minha preferida aliás).

Sempre fiquei com uma vontade de saber porque tudo foi cancelado, as histórias eram boas, o argumento coeso, porque parou? Talvez a resposta tenha sido dada pelo próprio criador, escritor e autor, John Byrne. Em entrevista ele disse:

220px-John_Byrne“A Tropa Alfa nunca foi muito divertida. Os personagens foram criados apenas para sobreviver a uma luta com os X-Men, e eu nunca pensei sobre eles terem seu próprio título. Quando Marvel finalmente me convenceu a fazer a Tropa Alfa, eu percebi o quão incrivelmente bidimensional eles eram, passei bem umas vinte e oito edições tentando encontrar maneiras de corrigir esta falha. Nada realmente “cantou para mim” (pode ser traduzido como “me tocou”). Se eu tenho algum arrependimento, provavelmente seria que eu fiz o livro todo! não foi divertido para mim.”

Como assim? Não foi divertido? Deve ser uma daquelas coisas que foram ótimas só pros outros, mas não trouxe pra ele nenhum prazer, assim fica difícil convencer o cara a fazer mais, né?

O maior destaque é claro para uma inovação na narrativa, até as histórias da Tropa Alfa, qualquer história de grupo era focada no grupo, eles não eram assim, algumas histórias focavam em 2 personagens no máximo, como que drenassem de tudo que eles pudessem dele.

Alpha Flight Byrne Publi1

A formação inicial da Tropa Alfa incluía:
Guardião: líder da equipe, originalmente chamado de Arma Alfa, James MacDonalds Hudson é um cientista de Ontário, no Canadá, que usa um traje especial que lhe permite voar e manipular o campo magnético da Terra. Foi dado como morto numa explosão causada por seu traje, mas revela-se que a explosão o mandou 10000 anos no passado indo parar no satélite de Júpiter Ganimedes, conseguindo voltar com a ajuda dos habitantes do satélite.
Estrela Polar: Jean-Paul Beaubier, de Montreal, é um mutante com poderes de super-velocidade, voo e emissão de luz.
Aurora: Jeanne-Marie Beaubier é irmã gêmea de Estrela Polar que sofre de transtorno dissociativo de identidade (múltiplas personalidades). Como seu irmão, ela também é um mutante com poderes de super-velocidade, voo, a geração de luz e aceleração molecular.
Sasquatch: Walter Langowski é um cientista da Colúmbia Britânica, que pode se transformar em um monstro gigante coberto de pelos semelhante a um Pé-grande. Seus poderes originalmente foram desenvolvidos através de uma experiência com radiação gama afetada por uma tempestade solar, mas mais tarde se descobre que ele era um monstro místico.
Shaman: Michael Twoyoungmen é um médico e feiticeiro nativo das Primeiras Nações de Calgary.

Pássaro da Neve: Também conhecida como Narya, ela é uma semi-deusa inuíte natural de Yellowknife, que pode se transformar em animais nativos do Canadá.

Pouco a pouco outros personagens interessantes apareceram tbm sendo:
Marrina: Uma mulher anfíbio de Newfoundland, que na verdade, é parte de uma força extraterrestre invasora conhecida como o Plodex.
Pigmeu: Eugene Judd Nilton é um anão saltador de Saskatoon com resistência sobre-humana e extraordinárias habilidades acrobáticas, hospedeiro vivo do espírito de um feiticeiro demônio chamado Razer.
Heather MacNeil é a esposa de James Hudson, o Guardião, que após sua aparente morte em Alpha Flight (vol. 1) # 12, se tornou a líder da equipe. Mais tarde, ela passa usar uma réplica do traje dele e o codinome de Guardiã / Víndix.

morte-alfa-1

Depois que Byrne largou o osso virou uma confusão sem fim e vários personagens foram entrando e saindo, crossovers e novos vilões tbm, quem assumiu a tropa logo depois foi o Bill Mantlo, Hudnall James, Fabian Nicieza, Scott Lobdell e Simon Furman, aí meu filho… acabou… SQN… pq a Marvel tentou levantar o título mais algumas vezes, todas sem sucesso.

Não sei se era o clima completamente diferente do que qualquer brasileiro vive, mas a neve, que deveria ser um problema por ser uma falta de fundo, acabou se tornando um bônus, trouxe um ar completamente diferente do que se via nos Vingadores e até X-Men na época, que brincavam com os confins da terra e universo, talvez eram os problemas pessoais de cada um ou ainda os segredos deles, mas somando tudo, sabe que deu certo?! Sim, deu muito certo!

Mas ainda acho que é como assistir Os Trapalhões ou uma brincadeira de criança, quem viveu curtiu, hj não soa mais tão relevante.

Aliás, não dou spolier nenhum nunca, não sou assim, mas notícia já divulgada pela Marvel mostra que a editora tem interesse em revitalizar a Tropa Alfa e dar pra eles um status universal, abaixo tem link explicando melhor.

Sempre damos as fontes, abaixo tem tudo bem detalhado pq tbm achamos correto dizer as fontes.

Fontes:

Entrevista do Byrne: http://marvel1980s.blogspot.com.br/2010/12/john-byrnes-alpha-flight.html

Consulta pra ver se minha memória ainda estava boa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tropa_Alfa

Imagem da capa de GHM e da morte do Guardião: http://apogeudoabismo.blogspot.com.br/2015/08/tropa-alfa-morte-do-guardiao-uma.html

Notícia da volta da Tropa Alfa: https://omelete.uol.com.br/quadrinhos/noticia/tropa-alfa-esta-de-volta-aos-quadrinhos-da-marvel/

Pra quem quiser conhecer o que mais Byrne fez de legal veja: https://en.wikipedia.org/wiki/John_Byrne_(comics)

Só pra desencargo tbm olhei aqui pra chegar a memória: http://marvel.wikia.com/wiki/Alpha_Flight_Vol_1

E é claro que minha gibiteca…