O Contrato de Judas

O ano é 1984, um ano antes de Crise nas Infinitas Terras, os mesmos autores dessa mesma Crise nos ofertaram uma impressionante história, adulta, inteligente, com começo, meio e fim chamada “O Contrato de Judas”, onde a coragem e criatividade de dois gênios são mostradas quase que no seu limite.

Antes de falar sobre a história em sí precisamos dizer quem são os autores:

1 – Marv Wolfman: Roteirista americano, criador de Omega Man, responsável pelos Novos Titãs dos anos 80 e Crise nas Infinitas Terras, que reformulou todo o universo DC.

marv

2 – George Perez: Ilustrador de quase tudo, como Crise nas Infinitas Terras, por exemplo, mas com grandes passagens por Hulk, Vingadores e pra esse cabe até um etc. que não será exagero.

george-perez

3 – Dick Giordano: Apesar de poucos saberem a colaboração dele é intensa nessa obra, tanto na ilustração quanto como editor.

dick_giordanoO Contrato de Judas é diferente de outras histórias de heróis por não se prender aos famosos clichês de um grupo de heróis contra um supervilão, onde todos quase morrem mas conseguem superar, nesta temos um drama gigante, uma traição sem precedentes no universo dos quadrinhos, uma trama até adulta para um grupo que tinha como base de leitores basicamente jovens.

0102A arte de George Perez flui perfeitamente com o argumento de Marv Wolfman, trazendo uma experiência visual como poucas histórias já proporcionaram antes.

A história começa com os Titãs levando a vida com normalidade, mas observados de perto pela Terra, que se mostraria como uma traidora fria e sem escrúpulos.

Suas vidas são seguidas de perto e fotografadas para serem entregues ao vilão Exterminador.

Percebemos aqui como são os Titãs em seu dia-a-dia, seus erros e acertos, suas paixões e medos, mas percebemos tbm o quanto a Terra é fria, manipulando todos sem nenhum remorso.

03Nada disso é segredo dentro dessa história, mas isso não evita a grande decepção para o leitor, saber disso antes traz uma certa angústia, o que contribui para a experiência da leitura.

Todos parecer ser enganados com facilidade, exceto por Ravena que parece que sabe as intenções de Terra, o que deixa a vilã mais irritada ainda.

Em seguida vemos uma Terra, uma jovem de 16 anos dos anos 80, com roupas sensuais, bebendo e fumando, na presença do Exterminador, a química entre eles é estranha e tensa, o Exterminador claramente não confia em Terra.

Pra nos situar melhor não podemos nos esquecer quem eram os Titãs daquela época, Robin tinha desistido do manto de Garoto Prodígio e Donna Troy estava também se preparando pra casar, então temos uma equipe em fase de reestruturação, a presença de Terra traria um ar de renovação necessário para o grupo.

Após ser repentinamente atacado pelo Exterminador e conseguir fugir, mesmo machucado, Dick Grayson, que não é mais Robin, se preocupa com seus companheiros e vai atrás de cada um dos Titãs.

Este ponto é crucial para a revista, é mostrado um Dick Grayson detetive e obstinado, um mini “Batman”, no bom sentido, ele descobre que seus parceiros foram todos capturados com facilidade.

robin-detetiveO que é ideal para mostrar não só para ele mesmo, como para nós, leitores, que ele, Dick Grayson, ainda é necessário no universo de heróis

É claro que não é só de drama que se sustenta O Contrato de Judas, temos nele também dois momentos cruciais do universo DC se mostrando:

1 – Asa Nortuna nasce: Sim, foi aqui que ele nasceu como Asa Noturna, é claro que essa é uma história pré Crise, algumas coisas foram mudadas com o tempo, mas ver o nascimento dele é impressionante.

072 – Origem do Exterminador: Muito se fala desse personagem hoje, mas até aquele momento pouco se sabia de sua origem, quer saber? Procure O Contrato de Judas para ver coisas como o Exterminador com 2 olhos!

05Nela explica-se também a honra de um pai, o próprio Slade Wilson, o Exterminador, que assume um contrato (ah, então é essa a razão do nome da história!) que não era dele, quer saber que contrato é esse? Leia a revista!

Vemos também Jericó ser apresentado, um herói mudo que tem capacidade de controlar os corpos de quem fizer contato visual com ele.

Terra se mostra aos Titãs com toda sua maldade e deixa os Titãs, nós leitores e principalmente Mutano decepcionados.

08A partir daí vemos uma intensa batalha, inesperada em todos os sentidos, heróis levados ao extremo, decepções e decisões precisaram ser tomadas, vemos também o colapso da Terra, onde todo o ódio explode (literalmente), provocando sua morte.

terra-morreNão podemos nos esquecer que Terra era irmã de um Heróis da equipe dos Renegados, parceiros do Batman, Mutano era completamente apaixonado por ela, todos os Titãs a encaravam como uma mascote, uma menininha carinhosa, terminar a história com uma explosão de insanidade é magistral! Parabéns aos 3 por nos trazerem isso.

Nesse momento também não podemos deixar de falar sobre o famoso “Efeito Tio Ben”, nos quadrinhos, morrer não significa muito, pois heróis e vilões morrem e reaparecem sempre, mas alguns poucos marcam muito, morrem e nunca mais voltam, é o que chamamos de “Efeito Tio Ben”, em alusão ao Tio Ben do Homem Aranha que sempre é citado mas nunca voltou. E olha que tivemos algumas Crises na DC, mas a Terra nunca voltou e sua história nunca foi alterada, parabéns por isso. A única reaparição de Terra foi durante a saga Noite mais Densa, onde Nekron reanimou alguns e podemos rever Terra lá, mas voltar meeeeesmo não, nada (ainda bem, pq voltar e fazer mal feito prefiro que não volte).

É claro que não é uma obra perfeita, mas quase chega lá.

Se vc está pensando em adquirir de alguma maneira, é claro que encorajamos.

Em nossa gibiteca temos o original de 1992 ainda em formatinho, mas sabemos que a Eaglemoss republicou com capa dura e formato americano. Podemos te dar 5 motivos para ter essa obra que eu chamo de cânone sagrado da DC, veja:

  1. Auge da arte da dupla Marv Wolfman e George Perez em uma história Pré Crise;
  2. A equipe de heróis “da moda” da época;
  3. Origem do Asa Noturna;
  4. Origem do Exterminador;
  5. História que mudou os Titãs para sempre e mesmo depois de tantas Crises e renascimentos do universo DC ela nunca, NUNCA foi alterada nem revisitada.

capa-classicos-dc capa-eaglemossE vc, tem essa? Não? Gostaria? Tem algo a dizer sobre essa história? Compartilhe conosco sua opinião!

 

Fontes pesquisadas:

  • Capas e confirmação de datas: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/classicos-dc-n-2/cdc0301/5399
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Marv_Wolfman
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/George_P%C3%A9rez
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Dick_Giordano
  • Nossa revista
  • Nossa memória