Primeiramente peço calma… Não é q o Aquaman é um personagem que “Deu Ruim”, mas o que quero mostrar aqui é q com o potencial que tem a DC não consegue acertar na fórmula dele, vamos lá:

aquaman 01

Apareceu pela primeira vez na revista More Fun Comics número 73 (novembro de 1941) e criado por Paul Norris e Mort Weisinger (sim, DEPOIS de Namor da Marvel) pra ser só um personagem secundário mas que teve um carinho grande dos leitores na época a ponto de se tornar um dos principais já a partir de 1950, a Era de Prata dos quadrinhos, fundados da Liga da Justiça da América. Sempre sendo retratado como um personagem mais descontraído, seus personagens coadjuvantes eram uma foca e um polvo de estimação, a partir de 1960 outros personagens foram introduzidos como Aqualad e Aquagirl e sua personalidade um pouco mais séria, já teve título, já foi cancelado, já foi líder e já foi zuado, talvez daí o seu grande problema que era sua versão na animação Superamigos, a partir do final dos anos 80 começou a ser retratado como um sério rei dos 7 mares.

Considero que a primeira história boa que li do Aquaman foi a mini dele publicada em Superamigos de 31-34, Ele deveria usar esse uniforme, é sensacional, tenho postagem no Istagram sobre ela, https://www.instagram.com/p/BSIC_aaAVdH/ ou busque no menu acima.

aquaman azul

A partir daí começamos a ver tentativas de tornar o Aquaman um pouco mais sério, mas chegou Peter David…

peter davidOk, um excelente escritor, sua fase em Hulk é de outro planeta. Mas ele conseguiu arrancar a mão do Aquaman. vou deixar aqui o texto desconexo mesmo da WikiPedia sobre esse acontecimento, pq eu tentei encontrar palavras que fizessem sentido pra Peter David conseguir zoar tanto um personagem q estava até legal na época…

“David começou dando uma aparência a Aquaman inteiramente nova, abandonando a sua aparência escrupulosa anterior. Após suas descobertas com a leitura das Crônicas de Atlântida durante a série anterior, Aquaman se retirou do mundo por um tempo. Garth o encontra semanas mais tarde, com seus cabelos longos e barba crescida, meditando em sua caverna. Logo após, Aquaman perde a mão esquerda, quando o louco Charybdis rouba sua capacidade de se comunicar com a vida marinha e coloca a mão de Arthur em uma piscina infestada de piranhas. Isso faz com que Aquaman se torne um pouco desequilibrado, e ele começa a ter sonhos proféticos e, em seguida, na necessidade de um “símbolo”, coloca uma ponta de arpão na mão esquerda no lugar da mão ausente. Sua camisa laranja clássica é rasgada em uma batalha com Lobo, e ao invés de substituí-la ele fica sem camisa durante um tempo antes de vestir uma lorica manica de gladiadores. Após a destruição do arpão, Aquaman o substituiu por uma prótese cibernética dos laboratórios STAR. Este novo arpão tem um carretel retrátil que ele pode controlar totalmente.”

Ok, manjou o que o cara fez? A vantagem é que a DC gosta de rebootar então logo depois td isso foi esquecido. Ainda bem…

aquaman arpao

Tivemos um Aquaman morto, sim… Durante a bagunça que foi a saga 52 e Crise Final, fomos apresentados a um Aquaman desmemoriado e até meio profético, que em A Noite Mais Densa ganhou um anel da morte. Depois de um tempo os poderes do Aquaman ficaram meio desregulados e ele foi pouco a pouco desaparecendo dos holofotes.

aquaman zumbi

Depois de um tempo ele volta a ter uma importância gigante, é um dos protagonistas do Ponto de Ignição, o antagonista da Mulher Maravilha e nos presenteiam lutas maravilhosas, saudade… Pena que o Ponto de Ignição resetou td.

Mas sabe de uma coisa boa? Os Novos 52 trouxeram um Aquaman muuuuito melhor, daqueles que finalmente queríamos ver, a arte do Ivan Reis está em sua melhor fase.

Aquaman1 ivan reisMas se a atual fase do Aquaman está legal, por que eu insisto que “Deu Ruim”? Simplesmente porque os Novos 52 acabaram, a fase acabou, e temos agora um novo Aquaman com nova equipe, com nova origem, não sabemos o que disso tudo será descartado e o que será reaproveitado… Tá, todos os heróis estão passando por isso, mas fica a pulga atrás da orelha com ele.

Poxa, um herói tão cheio de mitologia, história, poderes, rico em detalhes… Não dá certo? É por isso que eu insisto q Aquaman deu ruim na DC, mas torço pra mudar isso.

O que você acha dele? Está gostando da fase atual? O que está esperando para o Universo DC Renascimento? Compartilha aqui conosco sua opinião!

Fontes:

Imagens Wikipedia e internet. Textos todos (menos o citado do Peter David q é da Wikipedia) meus.